Até sexta-feira (15), os cinco equipamentos instalados serão verificados pela equipe de Instrumentos da Agência Estadual de Metrologia (AEM). Novos radares instalados em Palmas passam por verificação
Divulgação/Governo do Tocantins
Novos radares foram instalados pelo governo do estado em dois pontos de Palmas: três na ponte sobre o lago e dois no trevo da TO-010 que liga a capital ao município de Lajeado. Até a próxima sexta-feira (15), equipes da Agência Estadual de Metrologia farão a verificação dos cinco equipamentos.
A ação é realizada a partir das 8h30. Para a verificação dos radares, é necessário o isolamento do trânsito. Como são equipamentos novos, a ação deve acontecer durante toda a manhã.
O objetivo é atestar a leitura dos medidores de velocidade para veículos em conformidade com a velocidade permitida nas vias, bem como verificar se a velocidade que os radares marcam dos veículos que estão passando por ele está correta e se estão de acordo com o verificado pelo Inmetro.
Para fazer essa primeira vistoria dos radares, um veículo oficial da AEM passa pelo medidor de velocidade, em média dez vezes em cada radar. A equipe usa um aparelho que é calibrado pelo Inmetro e que ao passar pela barreira eletrônica, compara a velocidade fornecida pelo radar com a do veículo. De acordo com os dados encontrados na vistoria, o radar pode ser aprovado ou reprovado.
Para o funcionamento, os radares devem ter seu modelo aprovado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), atendendo à legislação metrológica em vigor e aos requisitos estabelecidos na resolução do Contran. No caso da Ponte da Amizade, o limite máximo de velocidade é de 70 km/h. Já na TO-010, a velocidade permitida é de 80 km/h.
De acordo com o presidente da AEM, Rérison Antonio Castro Leite, o perfeito funcionamento das barreiras eletrônicas e dos radares é, também, um item de segurança para quem dirige, mantendo o motorista atento aos limites da via.
“As velocidades permitidas são determinadas considerando a segurança do trânsito e dos motoristas, passageiros, pedestres e ciclistas. É de extrema importância que os radares estejam em perfeito funcionamento”, destaca a presidente.
Veja os locais onde os radares foram instalados
TO-080 Km 00 + 500 Ponte da Amizade
TO-080 Km 00 + 500 Ponte da Amizade
TO-080 Km 05 + 500 Ponte da Amizade
TO-010 Km 01 + 400 – Trevo saída para Lajeado próximo ao posto Petroshop
TO-010 Km 52 + 800 – Trevo entrada para Lajeado
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins


Compartilhar:

Deixe seus Comentario